Uma das cenas antológicas do seriado Sex and The City é aquela em que Carrie Bradshaw, personagem de Sarah Jessica Parker, descobre que gastou 40 mil dólares em sapatos e não tinha como pagar sua casa própria. Na série, que terminou em 2003, Carrie tinha um verdadeiro caso de amor com os modelos de Manolo Blahnik. Apesar do exemplo ser fictício, a paixão das mulheres por calçados é bem real. E é um assunto recorrente na imprensa e motivo de muitos estudos comportamentais.
Assim como os homens não vivem sem seus carros, as mulheres têm uma queda especial por seus shoes. E vem de berço esse amor. Atire a primeira pedra a mulher que nunca experimentou os saltos da mãe! Um bom calçado serve para firmar o poder da usuária. Quanto mais poderosa e importante for a marca, melhor. Ou vocês acham que alguém paga uma pequena fortuna por um modelo de Christian Louboutin à toa? Não, o francês sabe o que está fazendo e como despertar o desejo. Madonna, Victoria Beckham, Scarlett Johansson, Sienna Miller e Dita von Teese já foram vistas por aí com os solados vermelhos, marca registrada do designer e que é tão copiada mundo afora. Quem usa comprova: vale cada centavo. “Quando uso um Louboutin me sinto mais sexy e minhas pernas ficam mais delineadas”, conta a modelo Bianca Klamt.
Além dos sapatos, as bolsas são importantíssimas na composição de um look feminina – algumas grifes chegam a sobreviver no mercado por conta desse acessório. A Birkin, clássico da Hermès, é uma das bolsas mais desejadas do mundo. Tanto que em algumas praças chega a ter fila para comprar o objeto, que não é nada barato. A mais simples pode custar US$ 7,5 mil. Já o modelo em pele de crocodilo pode chegar até US$ 30 mil. Mas não é apenas a Birkin que pode fazer qualquer uma perder a cabeça. A Kelly, também da Hermès, a 2.55, da Chanel, Lady Dior, da Dior, e Jackie O, da Gucci, são outras bags conhecidas do mundo da moda. No Brasil, a Mara Mac é uma das etiquetas que investe pesado em acessórios. Ela tem, inclusive, a sua it-bag, a Mac, que a cada temporada ganha uma nova roupagem.
O estilista Felipe Mar, que já prestou serviços para as marcas Victor Dzenk e Ágatha, diz que o papel do acessório é finalizar um look. “É a certeza de um look certo. Além de ser a peça que o consumidor compra com mais emoção (olha a paixão aí). Você pode estar com um jeans rasgado e velho e uma t-shirt detonada. Mas se colocar a bolsa certa, o calçado e a joia apropriada, o look será incrível e de destaque”, conta Felipe. “Discordo do pensamento de que acessório é complemento. Para mim, ele é o diferencial”, completa. A jornalista e blogueira Raphaela Avena concorda com Felipe. “Os acessórios dão alma à roupa. São o toque final ou o ponto inicial do look”.
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